quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Qual o papel do designer nestes cenários que se avizinham?

As grandes empresas estão se fundindo tornando-se uma “unidade viva” de tal maneira que podemos pesquisar estudar, aprender, ver, ler, escutar tudo o que nós desejamos sobre qualquer assunto até mesmos sobre as vidas de nossos semelhantes suas informações pessoais ou não, o que pode assustar já que com tanto poder em mãos podemos e somos manipulados se que sequer notemos. Essa unidade não apenas nos alimenta com as informações ela também supre nossa necessidade de comprar manipulando os meios de comunicação em massa de maneira que tudo o que nós vemos, ouvimos e sentimos sejam os produtos que querem nos vender. Tudo o que lemos, vemos, escrevemos e futuramente o que pensamos é e será usado contra e ao nosso favor.
Não podemos nos esquecer de ser cautelosos em relação, entre o público e o privado no qual devemos filtrar as informações que podem ser expostas ou não, ao poder de intimidação criado pelo universo virtual e a dificuldade em se relacionar onde devemos descobrir se o outro com quem me relaciono é real e não apenas uma imagem fictícia.
Mas nem tudo é sombrio nesse universo virtual temos a educação online onde o aprendizado online permite que o aluno estude em seu próprio ritmo e tempo, reservando espaço para praticar esportes, trabalhos extracurriculares e fazer outras atividades. Vários programas permitem também que os alunos estudem assuntos do seu interesse, o que aumenta o compromisso com o aprendizado. O aprendizado online exige disciplina e gerenciamento do tempo por parte do aluno.
O papel do designer é se adaptar ao uso das novas tecnologias, ferramentas, padrões estéticos, adquirir mais informações e de maneira cada vez mais rápida mais dinâmica com o intuito de atingir seu público alvo da melhor maneira possível. Com a revolução tecnológica podemos obter informações específicas do nosso público e lhes oferecer o que realmente querem e da melhor maneira possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário